quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Como surgiu a Terra



mergulhão
  Há muito tempo, nos tempos mais remotos, a água chegava até o céu, e não havia nenhuma terra no nosso planeta. E sobre a água, nadava uma ave chamada mergulhão.

Nguo, que morava no céu, lhe disse:

- Nadas bem, Mergulhão, sabes até mergulhar. Debaixo da água, há terra. Traze-me terra, nem que seja só um pouquinho! Na terra se vive bem, é melhor do que na água.

O mergulhão lhe respondeu:

- Eu não me atrevo a fazer isso. Aliás, vivo muito bem na água. Eu não preciso de terra.

Nguo disse então ao pato:

- Mergulha, pato, e traze um pedacinho de terra!

O pato respondeu:

- Eu também tenho medo, mas vou mergulhar. Se não me afogar, trarei um pouco de terra.

E o pato mergulhou, e ficou três dias inteiros debaixo da água. No quarto dia, emergiu, trazendo grama e líquen no bico.

- Coloca isso na água, e daqui sairá terra, disse Nguo.

O pato colocou a relva e o líquen na água, e, realmente, isso deu origem a terra. E como se vive melhor na terra do que na água, o pato  faz o seu ninho no seco. Mas como castigo, o mergulhão que não quis mergulhar para ir buscar a terra, faz o seu ninho nos brejos. Só consegue tomar impulso para voar a partir da água, e só é capaz de pousar na água. 

Assim decidiu o poderoso Nguo.

Alguns contos

e

Fábulas

( Contos da Sibéria )

5 comentários:

  1. Dorli que conto lindo,e como é bom aprender com você.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei fascinada com este conto!

    Beijos, bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. A very interesting post !!! I like your blog and for this I stay as follower, I hope you follow me too!!!
    We'll be in touch!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca havia lido este Conto que, aqui, contas tão a preceito. O significado é que é importante e isso consegues dar.



    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir